Império Entrevista: Guilherme Bottura, o engenheiro que virou piloto da Ligier

Império Entrevista: Guilherme Bottura, o engenheiro que virou piloto da Ligier

01/09/2023

Formado em engenharia, Guilherme Bottura é um daqueles pilotos cuja paixão não está apenas em guiar: trabalhar a estratégia de corrida, o setup do carro e outros detalhes técnicos também enchem o piloto e proprietário da equipe BTZ de entusiasmo e adrenalina.

Foi isso que o motivou a, segundo ele, fazer uma loucura: pegar uma avião até a França, testar o protótipo Ligier JSP 320 em Magny Cours, e trazê-lo para o Brasil para encarar os carros mais rápidos do país. 

Nesta edição do Império Entrevista, Bottura fala sobre sua chegada ao Império Endurance Brasil e o sucesso do protótipo Ligier na categoria P1.

Você começou a competir no automobilismo há poucos anos, mais precisamente em 2020, na Fórmula Delta. O que te motivou a começar a correr e como foi esse primeiro contato com a pista, a bordo de um monoposto? 

Eu comecei como uma grande parte dos pilotos “gentleman”, que não passaram pelo kart na infância e não tem uma família ligada ao automobilismo. Comprei um carro e fui fazer track day.

O problema do track day é não ser uma competição. Não existe uma corrida. você está disputando solitário contra o cronômetro.

O passo natural para enfrentar outros pilotos é entrar em alguma categoria de turismo. No meu caso foi um pouco diferente, um amigo, o Pedro Burger, ia disputar o Campeonato da Formula Delta e tinha um carro sobrando e me perguntaram se eu queria tentar. Foi então que fiz a minha primeira corrida em Interlagos, de monoposto, com um grid de idade média de 16 anos!

Seu início no Império Endurance Brasil foi impressionante. Logo em seu primeiro ano, 2021, a bordo de uma Ginetta da extinta GT4 Light, venceu três corridas, conquistou quatro pódios e largou cinco vezes na pole. Me fala um pouco sobre como foi sua temporada de estreia e o que achou do seu primeiro contato com a categoria?

Depois da Formula Delta, eu passei a buscar outras categorias para correr. Entrei simultaneamente na Porsche Cup e no Império Endurance Brasil, na equipe do Esio Vicchiese, de Ginetta GT4. Éramos um trio, eu, Pedro Burger e o Gaetano Di Mauro 

Eu me encontrei nas provas de longa distância, onde o importante é maximizar um conjunto de fatores. É uma prova onde acontece de tudo, disputas por posição, erros, quebras, sorte... E no fim, quem conseguir a melhor combinação de todos esses ingredientes, vence.

 

Depois de um primeiro ano na GT4, você vem para temporada 2022 com um projeto ousado, não é mesmo? Me fala um pouco sobre o surgimento da equipe BTZ e de como você decidiu trazer o primeiro protótipo Ligier para o grid do Império Endurance Brasil. 

Essa foi uma daquelas loucuras que a gente faz, mas não se arrepende. 

Eu sempre quis montar uma equipe de corrida que focasse em performance. Eu sou engenheiro e grande parte do meu entusiasmo pelo automobilismo é o bastidor, a parte técnica, a estratégia. Conheci o Sergio Troy, outro engenheiro muito focado, e formamos um grupo para construir a BTZ, do zero. 

Com a equipe montada, precisávamos escolher onde competir. Eu liguei na Ligier França e perguntei se podia testar o carro. Eles me levaram para Magny Cours e também fizemos algumas simulações sobre como seria o desempenho do JS P320 TD na P1 do Império Endurance Brasil. Não era óbvio, mas resolvemos arriscar e deu certo.

A Ligier preparada pela equipe BTZ estreou com vitória em Goiânia e desde então venceu todas as corridas que disputou no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Foram três no total! Qual o segredo desse enorme sucesso que vocês fazem na pista de Goiânia?

Me fala um pouco sobre como é guiar a Ligier. Qual foi a maior dificuldade que você teve para se adaptar ao protótipo francês depois de ter competido apenas com carros de GT? 

O nosso carro chegou do aeroporto direto para a pista de Goiânia. A gente teve que improvisar uma chave de roda para poder sair com o carro no primeiro dia. Mas naquele final de semana fez um calor desses de Goiânia e nosso carro aguenta condições bem duras, foi isso que sempre nos ajudou lá.

Pilotar um protótipo Le Mans é bastante diferente de GTs. O carro pesa 950 quilos e tem um grip aerodinâmico absurdo. Principalmente nas curvas de alta velocidade, onde GTs ficam mais instávei e você dá aquela tirada de pé. No protótipo, quanto mais rápido, melhor ele faz a curva. Uma vez que você se acostuma com a velocidade da volta e força G maior, fica mais fácil que andar de GT.

Ao longo desses anos, você sempre teve o Gaetano Di Mauro acelerando ao seu lado. Qual a importância do Gaetano na sua evolução como piloto de corridas?

R: O Gaetano hoje é um grande amigo. Ele é muito rápido. Mas, mais do que isso, ele é um excelente treinador. Além de pilotar, o Gae tem um grande domínio técnico dos dados e de setup, o que faz dele um profissional de ponta. 

Na BTZ, ele participa do processo do início ao fim, dando sugestões em todas as áreas. Duro é treinar de Kart Shifter com ele, ali eu apanho mais até do que na Ligier (risos).

 

Como você enxerga o crescimento da classe P1, principalmente com a chegada de novos protótipos Ligier. As disputas entre os carros mais rápidos do país prometem ficar ainda mais acirradas no segundo semestre?

A P1 é uma classe em franca expansão, justamente pela pluralidade de marcas e equipes. Vejo que teremos mais Ligiers a partir do ano que vem, além de AJRs e Sigmas cada vez mais consistentes. 

O Império Endurance Brasil está trabalhando de maneira séria na equalização dos carros e veremos disputas cada vez mais interessantes, onde todos tem chance de vencer.

LEIA TAMBÉM

None

Terceira colocada na GT4 em Interlagos, Eurobike leva otimismo para próxima etapa do Império Endurance Brasil

13/05/2024

A Eurobike colheu lições importantes para a próxima etapa do Império Endurance Brasil.

LEIA MAIS
None

Queirolo e Muffato vencem prova da solidariedade em Interlagos

12/05/2024

AJR da equipe TMG faturou a vitória em São Paulo. Dupla estreante de Suzuki/Baptista faturou a prova na GT3, enquanto Quartieiro/Hellmeister se mantém invictos na GT4

LEIA MAIS
None

Em Interlagos, Negrão e Gomes confirmam Top-5 no grid

11/05/2024

Dupla da A. Mattheis Motorsport foi a melhor Ligier na sessão de classificação

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO