Stuttgart Motorsport é campeã em duas categorias no Endurance Brasil 2023

Stuttgart Motorsport é campeã em duas categorias no Endurance Brasil 2023

12/12/2023

A equipe Stuttgart Motorsport encerrou de maneira memorável a temporada 2023 na última prova do Endurance Brasil, as 4 Horas do Velocitta, realizada no sábado (9 de dezembro). O trio do Porsche 911 GT3 R formado por Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller ficou com o título da classe GT3, enquanto a GT4 foi vencida pela dupla Jacques Quartiero/Danilo Dirani com um Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR. Com isso, a Stuttgart Motorsport chegou, em um único dia, a três títulos no Endurance Brasil. O primeiro foi obtido em 2017, quando Visconde e Mauricio foram campeões na classificação geral (na época, não havia classificação separada para carros GT).

Visconde, Mauricio e Müller chegaram ao Velocitta precisando de um terceiro lugar para serem campeões, mesmo em caso de vitória da dupla Ricardo Baptista/Cacá Bueno (Mercedes-Benz AMG GT3), seus únicos concorrentes na luta pelo o título. Se o Mercedes terminasse em segundo lugar, o Porsche poderia terminar até mesmo em sexto. Na bandeirada, a vitória ficou com o McLaren 720S GT3 de Marcelo Hahn/Allam Khodair, com Baptista/Bueno em segundo e o Porsche em terceiro.

Na classe GT4, a dupla Quartiero/Dirani precisava terminar em segundo lugar em caso de vitória de André Moraes Júnior/Leandro Ferrari (Ford Mustang GT3). Outro dos cinco candidatos ao título da GT4 era Tom Filho, parceiro de Luiz Landi e Marçal Müller no outro Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR da Stuttgart. Tom seria campeão se vencesse a prova, independentemente do resultado de qualquer adversário. O Mustang venceu a prova seguido pelos dois Cayman, resultado que deu o título para Quartiero e Dirani.

Antes de comemorar, entretanto, a Stuttgart Motorsport viveu momentos de tensão. Na sexta-feira, um problema técnico no carro de Quartiero e Dirani obrigou integrantes da equipe a viajarem para a sede em São Paulo para ir buscar componentes para substituição. Logo depois do warm-up, um mecânico da Stuttgart Motorsport sentiu cheiro de óleo do câmbio exalando do Porsche 911 GT3 R. A checagem mostrou um pequeno vazamento, imediatamente sanado. “Se não tivesse sido descoberto, em meia hora o carro estaria fora da corrida”, explicava o engenheiro Felipe Grizzi, chefe da equipe, depois da bandeirada. O outro momento de tensão aconteceu no meio da corrida. Uma colisão entre o McLaren de Hahn/Khodair e o BMW de Leo Sanchez/Átila Abreu, que ocupavam os dois primeiros lugares, deu a liderança da GT3 para o Mercedes de Baptista/Bueno. Nessa altura, o Porsche estava em quarto lugar, posição insuficiente para o título. Na hora final, entretanto, o 911 GT3 R recuperou o terceiro lugar, posição que ocupou até a bandeirada, e o McLaren se recuperou para vencer a corrida.

Entre os GT4, Quartiero e Dirani fizeram uma corrida consistente para obter o o resultado exato para chegar ao título com a vitória do Mustang. O Cayman GT4 de Landi, Tom e Müller chegou a estar na frente dos companheiros, mas a Stuttgart Motorsport já havia trabalhado com a hipótese de solicitar troca de posição se fosse necessário. Não foi: Quartiero e Dirani, que não haviam participado do treino classificatório, ganharam posições por méritos próprios até alcançar o segundo lugar na classe.

 

A palavra dos campeões

Marcel Visconde – “Hoje saiu um peso grande das costas. Estamos no Endurance Brasil desde 2017 e começamos bem, conquistando o título logo na primeira temporada. Depois, ficamos ‘na seca’ durante cinco temporadas, durante as quais conquistamos alguns vice-campeonatos. A equipe merecia ganhar, fez um excelente trabalho para desenvolver o carro, e havia muito tempo que estávamos batendo na trave. E ainda tivemos o sabor de conquistar também o título da GT4. É maravilhoso sentir este gosto de vitória de novo.”

Ricardo Mauricio – “Só posso agradecer ao Marcel e à Stuttgart por todos esses anos trabalhando juntos. Os mecânicos da equipe se desdobraram para que tudo desse certo e antes da corrida eu estava tranquilo, sentia que as coisas iam se encaixar e estava confiante no nossos equipamento. Ser campeão depois de tanto tempo tira um peso grande da cabeça.”

Marçal Müller – “Como eu dei a largada com o GT3, tive bastante cautela para trabalhar com a marquem que tínhamos para garantir o campeonato sem correr maiores riscos. É muito emocionante ser campeão com a Stuttgart. A equipe estava há muito tempo lutando por isso e é bom fazer parte dessa conquista.”

Jacques Quartiero – “Tudo é consequência de um trabalho. Comecei a correr no ano passado, fomos sempre sendo consistentes, e neste ano eu e o Dirani conseguimos primeiro ou segundo lugar em todas as corridas nas quais recebemos a bandeirada. Estou muito feliz! Corro para realizar um sonho e me divertir, mas me divertir sendo campeão não tem preço!”

Danilo Dirani – “Esta foi uma temporada muito consistente para nós e a equipe fez um trabalho fantástico, com um carro sempre impecável. Terminamos em primeiro ou segundo lugar em quase todas as corridas. Hoje fizemos uma corrida de recuperação, sabíamos qual era a matemática do campeonato e deu tudo certo. No ano passado, fomos vice-campeões, e neste ano chegamos ao título.”

LEIA TAMBÉM

None

Vitoriosos no WEC em Interlagos contam com apoio de profissionais que atuam no Endurance Brasil

16/07/2024

Modelos vencedores na GT3 e que foram ao pódio entre os hypercars tiveram suporte de pessoal técnico presente na maior categoria de provas longas do país

LEIA MAIS
None

Credenciamento de imprensa |Temporada 2024 | 4ª etapa

12/07/2024

Está aberto o processo de credenciamento para a 4ª etapa da temporada 2024 do Império Endurance Brasil, que acontecerá no dia 10 de agosto, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.

LEIA MAIS
None

Endurance: Queirolo/Muffato mantém liderança após etapa no Velocitta

24/06/2024

Equipe Stuttgart também manteve a liderança, nas classes GT3 e GT4, após a terceira etapa da temporada

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO