Grande Final: 19 pilotos brigam pelo título nas Quatro Horas do Velocitta

Grande Final: 19 pilotos brigam pelo título nas Quatro Horas do Velocitta

04/12/2023

A temporada 2023 do Império Endurance Brasil chega ao final no próximo dia 09 de dezembro. A decisão do campeonato acontecerá no Vellocita contará com nada menos do que 19 pilotos brigando pelo título da categoria que reúne os carros mais rápidos do Brasil. A prova que decide o campeonato terá quatro horas de duração e distribui mais pontos do que as outras sete do calendário. O vencedor, por exemplo, ao invés de amealhar os tradicionais 150 pontos, recebe 225.

Dos candidatos aos títulos, 11 dependem apenas do desempenho dos seus times para ficar com a taça. É o caso da dupla Xandinho Negrão e Marcos Gomes, que começou o campeonato na classe GT3 a bordo de uma Mercedes AMG GT3 e agora acelera entre os protótipos com uma Ligier. Eles lideram o campeonato seguido de perto pelo AJR de Leandro Romera, Ricardo Rodrigues e Pietro Rimbano (segundo colocado) e também pelo Sigma de Vicente Orige, Luiz Henrique Bonatti e Vitor Genz. Se um deles vencer a corrida, será o campeão de 2023 sem depender de nenhum outro resultado.

“Nosso grande objetivo nesta temporada é ser campeão da Geral. Começamos o campeonato com a Mercedes justamente para tentar alcançar este objetivo. Sabíamos que seria difícil, mas nesse ponto entra excelência do trabalho da equipe AMatheis, que recebeu a Ligier no meio da temporada e foi capaz de nos entregar um conjunto confiável e competitivo. Tivemos duas vitórias e um pódio segundo lugar em quatro corridas, conquistamos 485 pontos e agora vamos em busca do título”, disse Xandinho Negrão.

Matematicamente, Negrão e Gomes ainda conservam chances de levar o título na P1, classe exclusiva dos protótipos e que conta ainda com outros 17 postulantes. Mas, nesta disputa, Vicente Orige é favorito para o bicampeonato. O piloto que foi campeão do ano passado ao lado de Gustavo Kiryla com um AJR, agora lidera a competição ao lado de Bonatti e Genz com o Sigma. O trio da equipe Motorcar Racing, no entanto, precisa vencer a corrida para não precisar se preocupar com o AJR de Romera, Rodrigues e Rimbano, que serão campeões se cruzarem a linha de chegada na frente.

“Tivemos um início de temporada um pouco complicado, mas conseguimos nos recuperar e manter a regularidade. Mas a gente não pode baixar a guarda na final. Apenas 10 pontos separam a gente do pessoal do AJR, então não existe gordura nenhuma para administrar e temos que entrar na pista focados em vencer pela terceira vez no ano”, disse Orige.

A programação da grande final do Imperio Endurance Brasil já está definida. Os treinos começam na quinta-feira, com um ensaio geral para todos os inscritos. Na sexta-feira acontecem três treinos livres (9h, 10h50 e 15h55) e a tomada classificatória, marcada para as 15h40. A Grande final do Imperio Endurance Brasil será no sábado, com largada marcada para as 10h30. A prova será transmitida ao vivo e na íntegra pelo Bandsports e pelo canal oficial da categoria no Youtube.

ARQUIBANCADA SOLIDÁRIA

Para celebrar os campeões da temporada 2023, a Associação dos Pilotos de Endurance, entidade responsável pela organização do campeonato, decidiu abrir os portões do Velocitta para os apaixonados pelo automobilismo. Os ingressos para a disputa  - que também dão direito ao público visitar os boxes antes da corrida - serão trocados por um brinquedo novo ou seminovo. As doações serão revertidas para a campanha Natal do Bem.
 



 

LEIA TAMBÉM

None

Credenciamento de imprensa |Temporada 2024 | 2ª etapa

11/04/2024

Está aberto o processo de credenciamento para a 2ª etapa da temporada 2024 do Império Endurance Brasil, que acontecerá no dia 11 de maio, no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo.

LEIA MAIS
None

Império Endurance Brasil abre venda de ingressos para etapa de retorno a Interlagos

11/04/2024

Prova no dia 11 de maio é válida pela segunda etapa da temporada 2024 e marca retorno da categoria ao autódromo após quase um ano e meio

LEIA MAIS
None

Império Endurance Brasil divulga calendário atualizado com ênfase em retorno a Interlagos

03/04/2024

Circuito na capital paulista recebe próxima etapa do campeonato e será palco de prova especial que celebra os dez anos da categoria

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO