Império Entrevista: Pedro Queirolo, um amante da adrenalina

Império Entrevista: Pedro Queirolo, um amante da adrenalina

02/08/2023
David Muffato e Pedro Queirolo

Pedro Queirolo é um dos nomes mais conhecidos do Império Endurance Brasil. O piloto que traz no currículo dois vice-campeonatos na classe P1 desembarcou na categoria em 2019 para competir a bordo de um protótipo AJR, tendo David Muffato como companheiro. O casamento deu tão certo que os dois, guiando o carro preparado pela JLM Racing seguem juntos até hoje.

Em sua participação no Império Entrevista, Queirolo falou sobre o histórico de sucesso desta parceria, de sua paixão por automobilismo e do crescimento do Império Endurance Brasil ao longo dos últimos anos. Uma categoria que, ao lado da Associação dos Pilotos de Endurance, ele ajudou a consutruir.

Confira como foi o bate papo com Pedro Queirolo: 

Você é um cara que pratica e praticou inúmeros esportes diferentes, desde o Surf, até artes marciais. O que te encantou no automobilismo e, principalmente, nas provas de Endurance?

Sempre gostei de esportes, principalmente os que nos deixam com a adrenalina mais alta. Mas a paixão pelos motores começou cedo. Eu já gostava de carros e motos, mas desde que dirigi o fusca do meu avô pela primeira vez, quando tinha 9 anos, despertei ainda mais interesse pelo assunto.

Infelizmente só tive a oportunidade de tirar a carteira de piloto aos 27 anos, mas posteriormente nunca deixei de participar de competições automobilísticas.

 

Você começou sua carreira no Trofeo Maserati e guiou diversos carros de GT antes de “se casar” com o protótipo AJR, em 2019. O que te fez mudar para os protótipo e o que mais te chamou a atenção no AJR?

Tive a oportunidade de pilotar diversos modelos de carros GT, como Maserati, Dodge Viper, Lamborghini, Corvette e Porsche. Em 2016 fui campeão nas 12 Horas de Tarumã com um protótipo Lamborguini do Fernando Poeta e desde aquela corrida tudo mudou para mim em relação aos protótipos de corrida.

Naquela época, o Império Endurance Brasil estava começando e foi aí que eu decidi deixar a Porsche Cup após sete temporadas completas para correr com o carro mais rápido do Brasil: O AJR.

 

Você e David Muffato formam uma das duplas mais icônicas da história do Império Endurance Brasil. Qual o segredo da longevidade dessa parceria que está atualmente em sua quinta temporada e o que você mais admira no David, seja dentro ou fora das pistas?

Eu e o David ficamos amigos em 2009 e fizemos algumas parcerias quando ele competia na Stock Car. Quando decidi ingressar no Império Endurance Brasil, queria encontrar um parceiro veloz, experiente e com uma tocada consistente. Na época o David também estava experimentando a categoria e fechamos a nossa parceria que já dura cinco temporadas.

Quanto ao entrosamento, acho que não tem um segredo. O que existe é uma grande afinidade. Além de parceiros de pista, temos pensamentos e ideias parecidas e nos damos muito bem dentro e fora das pistas.

 

Juntos, você e o David conquistaram oito vitórias, subiram ao pódio 19 vezes e foram vice-campeões nas temporadas de 2019 e 2022. Com uma coleção de bons resultados tão extensa, na sua opinião, porque o título ainda não veio?

Sempre fomos muito competitivos e infelizmente o título ainda não veio por falta de sorte.

Além dos dois vice-campeonatos, tivemos a desclassificação absurda em 2020. Foi uma temporada fantástica, onde conquistamos 4 vitórias e um segundo lugar em seis corridas. Na grande final, largamos na pole, fizemos a melhor volta e terminamos a corrida com uma volta de vantagem sobre o segundo colocado.

Foi tudo perfeito, não fosse o fato de termos parado fora da janela obrigatória. Na época, não existia uma punição específica para isso no regulamento e optaram por nos desclassificar. Foi uma pena, porque era o ano do título. Mas seguimos batalhando. Quem sabe o título não vem esse ano?!

 

O protótipo AJR que Queirolo acelera desde 2019

Passadas as três primeiras etapas do campeonato, como você avalia o desempenho de vocês? E quem, na sua oponião, são os favoritos para brigar pelo título da Classe P1?

Começamos o ano com uma vitória e um pódio, mas ainda sofrendo com alguns detalhes no conjunto de motor. Tivemos perda de potência em todas as etapas do ano e isso comprometeu um pouco os resultados até agora. Estamos trabalhando para resolver esses detalhes e voltarmos mais fortes para as próximas etapas.

Agora, sobre favoritismo, ainda não dá para falar nisso. Acho que temos duplas e trios muito fortes em 2023 e não vejo ninguém como favorito. Acho que a briga vai ser boa e o campeonato deve ser decidido na última etapa.

 

Atuando no mercado publicitário, você trouxe diversas marcas para o campeonato e viu, ao longo dos anos, a categoria crescer e ganhar relevância no automobilismo nacional com a chegada de novos carros, pilotos renomados… Diante deste cenário, como você avalia o crescimento da categoria nos últimos anos?

O Império Endurance Brasil reúne os carros mais velozes e desejados do país e a cada ano temos percebido que o grid está sendo reforçado com pilotos e carros de ponta. Eu vejo este crescimento como uma ótima oportunidade de marketing para as marcas se associarem ao esporte dentro de um ambiente requintado e agregando valores intangíveis.

Acredito que o campeonato continuará crescendo e em breve teremos mais patrocinadores. Com isso, a APE (Associação dos Pilotos de Endurance) poderá investir ainda mais na categoria, trazendo mais qualidade técnica e público para os eventos.

LEIA TAMBÉM

None

Credenciamento de imprensa |Temporada 2024 | 2ª etapa

11/04/2024

Está aberto o processo de credenciamento para a 2ª etapa da temporada 2024 do Império Endurance Brasil, que acontecerá no dia 11 de maio, no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo.

LEIA MAIS
None

Império Endurance Brasil abre venda de ingressos para etapa de retorno a Interlagos

11/04/2024

Prova no dia 11 de maio é válida pela segunda etapa da temporada 2024 e marca retorno da categoria ao autódromo após quase um ano e meio

LEIA MAIS
None

Império Endurance Brasil divulga calendário atualizado com ênfase em retorno a Interlagos

03/04/2024

Circuito na capital paulista recebe próxima etapa do campeonato e será palco de prova especial que celebra os dez anos da categoria

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO